25.6.16

[Resenha #6] Anjos - O Segredo de Judith


Autor: Wudson Silva

Título: Anjos - O Segredo de Judith

Editora: Sendas Edições

Ano da Publicação: 2014

Volume: 1

Páginas: 121

Gênero: Romance Policial, Suspense

Livro gentilmente cedido pelo autor



Sinopse do Skoob: ''Isaias é um policial mal-humorado que exerce seu trabalho sem maiores percalços na apática Rio Vermelho, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Mas sua rotina se transforma quando, em certa manhã, é encontrado no quintal da casa paroquial o corpo da jovem Judith. A investigação mal sucedida leva à solicitação de auxílio de um detetive da capital. Clóvis, o detetive recém-chegado, exibia um estranho movimento no olhar e uma capacidade extraordinária e inacreditável: ele lia os pensamentos alheios. Pelo delegado, Isaías soube que o detetive fazia isso dialogando com anjos.

A investigação ia ficando a cada dia mais instigante. Mas Isaías intrigava-se com a dificuldade de Clóvis em desvendar o crime, afinal, não lhe bastaria perguntar e observar os anjos próximos dos suspeitos? Assim que Isaias compreende como o detetive Clóvis visualiza o mundo através dos anjos e como esses influenciam os seres humanos, descobriu não só o segredo de Judith, mas viu mudar por completo sua vida e seu destino.''


Um misterioso crime ocorre nos fundos da casa paroquial de Rio Vermelho, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Judith, uma catequista muito querida por muitos daquela região, é encontrada morta com uma pancada na cabeça no terreno da igreja, bem no meio de uma estrela de 6 pontas riscada no chão.

O principal suspeito é Josias, um ''ex-feiticeiro'' (se assim podemos dizer) que havia se tornado crente. Após um incidente ocorrido na praça da cidade, Judith acidentalmente derruba Josias no chão que, completamente irritado, pragueja coisas incompreensíveis e em uma ''língua estranha''. Logo, o povo daquela cidade passou a acreditar que Josias era o assassino de Judith.

‘’A vida é um sopro e o inferno é uma realidade, porém o homem o vê como fantasia ou algo que não lhe diz respeito. Mas, na verdade, a maioria de nós caminha para a ruína, acreditando numa salvação no veredicto final.’’

Clóvis, um detetive da cidade grande muito famoso pelo seu trabalho, é incumbido de resolver este caso tendo apenas 7 dias junto de Isaías, um policial rabugento e grosseirão do interior. O diferencial de Clóvis é que ele tinha o poder de ler mentes através dos anjos e ele usava essa capacidade enigmática para desvendar suas investigações. Mas como isso seria possível? Segundo o livro, todos nós possuímos um anjo. Nossos anjos rodeiam nossas vidas e podem influenciar nossos atos, pensamentos e decisões, porém nenhum de nós é capaz de percebê-los. Bem... Nenhum de nós, exceto Clóvis, que tem o dom de vê-los e ouvi-los.

 Enquanto acompanhava a investigação de Clóvis, Isaías aos poucos foi percebendo a capacidade do detetive de captar pensamentos alheios, chegando a achar que o mesmo tinha algum pacto com o diabo. No final, Clóvis e Isaías acabaram descobrindo muitos segredos relacionados á Judith, que estava envolvida em uma teia de traições e mentiras.

O inteligente e misterioso detetive conquistou minha simpatia desde o início, ao contrário de Isaías, sempre ignorante e pouco carinhoso com as pessoas. Por ter seu trabalho bastante reconhecido, Clóvis virou sensação durante sua curta permanência na pequena cidade de Rio Vermelho.

‘’O dia estava tão bom que nem me importei ao ver o detetive contemplar as porcarias das borboletas no medíocre jardim da desengonçada delegacia.’’

A narrativa é contada em 1ª pessoa, a partir do ponto de vista do policial Isaías, e os capítulos são titulados de acordo com os dias da semana. A edição pecou apenas em um aspecto: durante a leitura, me ocorreu que a numeração das páginas estava trocada, o que me deixou bastante confusa. Da página 32 pulava para a página 65, que no final avançava para a página 96, retornado para a 33 e assim por diante. Obviamente, com essa troca da numeração os dias da semana também ficaram trocados, e consequentemente a ordem dos capítulos também.

A leitura se tornou confusa a partir de um certo ponto devido a essa desorganização da edição, me deixando um pouco chateada porque acabei descobrindo pontos importantes antes do tempo, já que esse erro não ficou claro para mim no início. Como até certo ponto a história não perdeu sentido, acabei não percebendo. Quando notei, era tarde demais. Aí preferi seguir a leitura até o final do jeito que estava.

Apesar disso, valeu muito a pena. A leitura é envolvente, a escrita do autor é madura e muito inteligente, com uma boa pitada de humor e repleta de mensagens e lições reflexivas. Fiquei realmente impressionada não só com a forma como o Wudson desenvolveu a trama com maestria, mas principalmente pelo final nada previsível, e assim deixo aqui minhas sinceras recomendações.

‘’Não há nada tão bem escondido que não possa ser revelado, e não há nada tão oculto que não venha a ser reconhecido.’’

Wudson Silva também é autor  de ''Anjos - A Facção Iconoclasta'',  que narra tanto o período que antecedeu a investigação de Clóvis em torno da morte de Judith, quanto o período que se deu depois da partida do detetive da cidade de Rio Vermelho,  após a conclusão do caso. 


Classificação:

Anterior Proxima Página inicial

16 comentários :

  1. Oiii, tudo bem?
    Confesso que fiquei bastante curiosa em saber como esse mistério se encerra e é descoberto, além do mais achei a capa maravilhosa, e adoro ver blogs incentivando a literatura nacional <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim.
      Essa capa é muito bonita mesmo.Mais bonita até do que a da 1ª edição
      Incentivar nossos leitores é sempre muito importante <3
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Oi, eu já li esse livro e gostei bastante da escrita do autor e do desenvolvimento dos personagens, principalmente do Isaias. Achei a trama bem construida e bem resolvido. Aguardo a continuação e espero que seja tão bom quanto o primeiro.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Essa foi a minha melhor leitura do mês de Junho. Esse mês recebi do autor ''Anjos - A Facção Iconoclasta'', que narra os acontecimentos anteriores á esse livro. Espero que seja tão bom quanto ele.
      Beijos.

      Excluir
  3. Uma pena que o enredo tenha ficado confuso, o livro tinha tudo para agradar mais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é. E pior é que infelizmente o próprio autor nem estava ciente disso. Ás vezes algumas editoras vacilam mesmo nisso aí.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olha, não tenho o costume de ler livros policiais, pois, desde Agatha Christie, só me decepciono com esses enredos, mas achei interessante a temática da narrativa, apesar de que pelos dados que você deu, ela se assemelhar mais a uma novela policial do que a um romance.
    Uma pena que a gráfica tenha feito um trabalho porco na edição. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Livros policiais são os meus preferidos, perdendo apenas para o terror <3 E por incrível que pareça nunca li Agatha Christie. Não sei o motivo, mas nunca me senti tão atraída pelas obras dela. Talvez seja apenas uma impressão ruim, já que ela é o maior nome da literatura policial até hoje.
      Correto, o livro está mais para o lado policial mesmo.
      Pois é, foi uma pena porque estragou toda a magia da coisa haha Mas deu pra perdoar, já que o livro é realmente bom.
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi
    Confesso que o livro não me interessou, talvez pelo gênero. Que pena que não te agradou tanto, acho que também não funcionaria comigo, mesmo com a boa escrita.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Na verdade o livro me agradou sim. Minha experiência só não foi 100% devido a essa falha na publicação. Mas tirando isso, a obra até fluiu bem. Espero que ''Anjos - A Facção Iconoclasta'' seja tão boa quanto.
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá, demorado, mas achei um blog com a minha cara kkkkk Ansiosa por essas resenhas do King heim (adoro ele). Muito legal o blog, já estou seguindo!

    Beijos, Jana!

    Blog Viajeinasentrelinhas

    @ViajNasE_Linhas

    Face viajeinasentrelinhas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Opa, fico feliz que tenha curtido o blog <3 Também gostei do seu. Pelo visto temos gostos em comum haha Obrigada *-* Estou te seguindo também.
      Em breve ele dará as caras por aqui de novo.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, adorei a resenha...gosto muito de livros de suspense, esse eu não conhecia e já anotei a dica aqui, obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado *-* É um livro muito bom.
      Abraços.

      Excluir
  8. parece muito bom e mistérioso,eu adoro suspense, e pela sua resenha já deu vontade de ler.
    blogaventurasdiarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom huaha Espero que goste, caso decida ler.
      Beijos.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.