24.9.16

[Resenha #9] Anjos - A Facção Iconoclasta





Autor: Wudson Silva

Título: Anjos – A Facção Iconoclasta

Editora: Sendas Edições

Ano da Publicação: 2014

Volume: 2

Páginas: 376

Gênero: Romance Policial



Livro gentilmente cedido pelo autor 


Sinopse do Skoob: ’’Para cada ação uma reação: o plano seguia conforme o combinado. Mas, por que no meio de uma investigação tão importante o detetive Clóvis teria ido tão longe investigar a morte de uma modesta catequista?

O que se passa em Anjos - O Segredo de Judith, em síntese, representa uma armadilha contra o líder de uma perniciosa facção iconoclasta. A reação deste líder é a chave desta segunda aventura. O livro inicia por narrar os dias que antecederam a investigação sobre a morte de Judith, a catequista, e continua após a partida do detetive Clóvis da cidade interiorana de Rio Vermelho. Desta maneira, o livro anterior se passa em um lapso de tempo deste, que além de incluir as novas dificuldades investigativas devidas à intromissão dos inspetores externos Noêmia e César, revela novos aspectos da caótica filosofia angelical.

A principal abordagem de Anjos a facção iconoclasta refere-se às práticas de explodir imagens sagradas em igrejas católicas. Mas Clóvis, o detetive que interpreta anjos, descobre a origem desta estranha tendência e se infiltra no audacioso e criativo fórum virtual de debates, o Art Forays, no qual enigmáticas mensagens são inseridas pelo grupo criminoso para indicar igrejas e métodos de detonação das esculturas religiosas que estas igrejas contenham. O desafio é interpretar essas mensagens para, chegando antes, evitar que novas explosões acabem por deflagrar uma guerra religiosa, de proporções incalculáveis. Os católicos estão irados, e não estão mais dispostos a aceitar a profanação de seus templos e signos sagrados.’’




Anjos – A Facção Iconoclasta é o 2º volume da série Anjos, e precede ‘’Anjos – O Segredo de Judith’’. Não é obrigatório que se leia o livro 1 para entender o que se passa no livro 2, já que trata-se de obras independentes, mas o 2º volume pode revelar alguns detalhes presentes no livro 1.

Nas primeiras páginas nos deparamos com uma misteriosa tentativa de suicídio, realizada por um homem ligado à facção iconoclasta. Tal acontecimento mostra-se muito importante no futuro, chegando a ajudar na resolução dos problemas relacionados aos iconoclastas.

A trama foca nas investigações sobre diversos ataques sofridos pelas várias Igrejas Católicas espalhadas pelo Brasil. O detetive Clóvis, junto de sua equipe composta pelo delegado Santiago e pelos policiais Thadeu, Joyce e Cassiano, é encarregado de investigar uma facção que explode imagens sagradas das igrejas. O principal suspeito de ser responsável pela facção dos iconoclastas é o pastor Irineu Morais, conhecido por fazer sermões criticando a adoração de imagens.

Durante as investigações, a equipe de Clóvis se infiltra no fórum Art Forays usado pelos iconoclastas e desmascara as inúmeras chamadas ali contidas, com o objetivo de ter acesso aos próximos ataques e tentar descobrir seus envolvidos. Além de conseguir se infiltrar no fórum sem o conhecimento de seus membros, a Polícia ainda precisava correr contra o tempo para se dirigir até o local do próximo ataque e desativar as bombas, antes que as mesmas explodissem.


No meio do trabalho investigativo, surgem 2 inspetores bastante linha dura: Noêmia e César. A dupla fora selecionada para descobrir como se desenvolvia o trabalho de Clóvis, já que a possível ideia de um detetive desvendar crimes através dos anjos parecia um tanto quanto absurda.  Sabe quando você passa a odiar um personagem com todas as suas forças? Essa foi a minha relação com a inspetora Noêmia, uma mulher completamente autoritária, intrometida e deselegante. O autor soube trabalhar muito bem nessa questão pois me fez odiar um personagem como nunca odiei antes.


‘’[...] Às vezes, o detetive tinha que ficar à mercê da sorte, pois a mente humana sempre lhe trazia surpresas.’’

Diferentemente do livro 1, nesta edição não houve qualquer confusão em relação á ordem dos acontecimentos e ao número de páginas. Além disso, pude perceber um considerável avanço do autor durante a leitura. Com uma quantidade muito maior de páginas, o 2º volume se saiu ainda melhor que o 1º. ‘’Anjos – A Facção Iconoclasta’’ é um thriller eletrizante, repleto de ação, mistérios, e que à cada página deixa o leitor sedento pelo que está por vir.

Com muitas charadas (presentes no fórum dos iconoclastas), conflitos emocionais, referências mitológicas e um pouco de Psicologia, somos apresentados a uma trama extremamente interessante e instigante. Os capítulos são curtos, a escrita do autor é muito inteligente e o final é completamente surpreendente e inesperado. Alguns poucos erros de revisão foram encontrados, mas nada que pusesse à prova a qualidade da obra. Sem dúvidas, foi a mais bem elaborada (e talvez, a mais inteligente) obra nacional que já li até o momento. Mais uma vez, Wudson Silva está de parabéns.


Classificação:


Anterior Proxima Página inicial

16 comentários :

  1. Olá!
    Essa série parece ser bem legal e me fez lembrar um pouco de O Código Da Vinci. Vou pesquisar mais a respeito do autor e seus livros para ver se realmente vou gostar.
    Bjss e boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É muito interessante. Gostei ainda mais do livro 2 *-*
      Feliz Natal, Boas Festas e um 2017 maravilhoso!
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Confesso que achei a obra bem intrigante e a sua resenha bem investigativa, mas no geral a obra não me fisgou. Romance policial não faz o meu gênero e apesar de sempre estar aberta a novas perspectivas não será dessa vez. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, e aí?
      Que pena :/ Gosto muito de romance policial e esse livro superou todas as minhas expectativas.
      Feliz Natal, Boas Festas e um 2017 maravilhoso!
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá!
    Achei bem interessante o enredo do livro e fiquei curiosa a respeito por se tratar de uma trama diferente do que lemos atualmente.
    O livro já está na minha lista de desejados. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada <3 Espero que goste.
      Feliz Natal, Boas Festas e um 2017 maravilhoso!
      Abraços.

      Excluir
  4. Olá,

    Apesar de sua resenha super positiva, o livro não conseguiu atrair minha atenção. No momento, estou numa vibe mais new adult e de livros mais levinhos.
    Anotarei a dica para caso eu queira ler no futuro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena :/ Apesar disso, espero que goste da leitura quando sinta que gostaria de ler.
      Feliz Natal, Boas Festas e um 2017 maravilhoso!
      Abraços.

      Excluir
  5. A série parece ser bem legal, o enredo chama bastante atenção.. e o fato de os livros serem independentes ajuda muito.. mas não curto muito esse gênero literário, e sempre tenho medo de me arriscar a ler. Esse me interessou.. acho que vou dar uma chance.

    beijos, isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É sempre bom dar uma chance a gêneros que não estamos acostumados a ler, conhecer novos autores e novas histórias. Sei que é difícil, falo por mim haha Mas espero que curta, caso se aventure.
      Feliz Natal, Boas Festas e um 2017 maravilhoso!
      Abraços.

      Excluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia essa série, mas gostei muito de saber que esse volume é bem melhor que o primeiro, tanto que conseguimos ver o crescimento da escrita do autor. Adorei a sua resenha e considerações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É maravilhoso quando percebemos a evolução do autor e a história melhora. Quase sempre, infelizmente, nos deparamos com situações em que uma série começa ótima e a qualidade vai caindo :/
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos.

      Excluir
  7. Gosto muito de obras bem elaboradas e se tem mistério e detetive no meio eu já fico interessada!! É a primeira resenha que leio sobre a obra e adorei saber tua opinião, já anotei a dica <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então bate aqui ô/ haha Me interesso logo de cara.
      Obrigada <3 Fico feliz que tenha curtido.
      Beijos!

      Excluir
  8. Gostei bastante da sua resenha, me fez ter uma parâmetro mais detalhado dobre a obra. O fato do segundo volume ser melhor que o primeiro me chama a atenção, não são todos os autores que conseguem isso. Todos esses temas citados são excelentes ferramentas para uma história completamente envolvente. Espero gostar dessa leitura
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado *-* E realmente é verdade: nem todos os autores conseguem manter a qualidade ou até melhorar no volume seguinte. Uma boa prova disso é a série que terminei hoje: Os Instrumentos Mortais. É mais comum do que imaginamos. Acontece muito, até mesmo com os melhores :/
      Beijos!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.