15.10.16

Os Prazeres da Leitura


Outubro é considerado o Mês da Leitura pois nele comemora-se o Dia Nacional do Livro e o Dia da Leitura. Por isso, até o final do mês, todas as publicações do blog serão voltadas especialmente para livros, em comemoração ao já citado Mês Nacional da Leitura.

E é claro que o blog não poderia deixar de iniciar essa comemoração sem falar do que os livros nos proporcionam de melhor: o prazer. Que todo leitor concorda que um bom livro nos enche de prazer não é novidade. Sendo assim, confira abaixo alguns dos principais motivos pelos quais acredito que todo mundo deveria ler.


1 - Ler é relaxante

Muitas vezes nos encontramos nervosos pela correria do dia-a-dia ou por algum outro motivo em especial. E melhor do que qualquer calmante, só um bom livro. Você acaba se entretendo na história e esquecendo dos problemas, se sentindo até mais leve e satisfeito(a). Agora imagine um dia frio e chuvoso? Super convidativo, não?


2 - Ler é sinônimo de conhecimento

É fato que pessoas que têm o costume de ler têm um vocabulário mais abrangente e teoricamente são mais inteligentes. A leitura abre a sua mente, amplia o seu conhecimento e te torna mais culto. Além disso, a leitura pode melhorar sua comunicação com as pessoas e te ajudar até mesmo profissionalmente. Sem sombra de dúvidas uma empresa, na maioria das vezes, preza muito mais por um funcionário que saiba falar e escrever corretamente do que por uma pessoa com um vocabulário limitado e ortografia ruim. Um bom exemplo disso são empregos onde o funcionário precisa lidar com o público e/ou estar sempre digitando documentos e afins.


3 - Ler é divertido

Sabe aquele momento de tédio em que você não tem absolutamente nada para fazer? Isso é um convite para a leitura. Você acaba se ‘’perdendo’’ na história e o tempo voa de uma forma que você nem percebe. E quanto mais você lê, mais interessado você fica. Ou seja, com a leitura não há espaço para o tédio e falta do que fazer.


4 - Ler te faz viajar

E o melhor de tudo: você viaja sem sair de casa. O leitor acaba entrando na história, de modo que ele acaba se tornando parte da própria história também. E sabe o que é mais interessante? É que cada livro é uma história diferente, ou seja, uma viagem diferente para um lugar diferente.

(Foto: Pinterest)

5 - Ler melhora a sua escrita e a sua imaginação

Como dito mais acima, pessoas que têm o costume de ler geralmente têm também um vocabulário mais apurado, e isso acaba melhorando a escrita também. Podemos perceber que leitores assíduos dificilmente cometem erros absurdos de escrita (mas claro, para toda regra há uma exceção) e têm uma imaginação mais fértil do que pessoas que não têm esse costume. É por isso que muitos leitores também escrevem.

E então, ainda assim você encontrou algum motivo para odiar livros? Livros podem ser os nossos melhores amigos, e de fato eles são.

Anterior Proxima Página inicial

8 comentários :

  1. Olá!
    Realmente são todos esses prazeres e ainda mais que nem podemos listar! Um excelente post esse seu, gostei mesmo. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza. São inúmeros os benefícios que os livros nos proporcionam.
      Obrigada <3
      Abraços!

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Nossa, nem me fale em viajar...haha' quantas vezes fiquei boiando pensando em alguma coisa que tinha acontecido em algum livro *-* eu não lembro quando foi que comecei a ler, mas sei que sempre gostei, e sei que sou muito afortunada por conta disso ♥ Não sei o que eu seria sem os livros *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É maravilhoso *-* Também sempre gostei de ler, desde quando aprendi. Houve um tempo em que eu passei a ler menos, mas ás vezes a qualidade é mais importante que a quantidade, né? Que continuemos sempre assim <3
      Beijos.

      Excluir
  3. Como estudante de literatura inglesa, posso dizer que percebi o quanto os livros são importantes para o entendimento do mundo e das sociedades, livro é tudo. Literatura, minha arte favorita!!
    Texto ótimo! Quem não gosta é pq leu errado! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sem dúvidas. Todas as formas de arte são importante e a literatura é uma delas <3 Indispensável, me arrisco a dizer.
      É aquela história, né: se não gostou é porque leu errado. Lê de novo hahaha
      Abraços!

      Excluir
  4. Resumindo: Ler é tudo de bom...LEIA!

    Adorei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! haha Quanto mais, melhor.
      Obrigada <3
      Abraços!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.