12.1.17

[Resenha #15] O Pesadelo do Príncipe



Autor: Leonardo Henrique Galvão

Título: O Pesadelo do Príncipe

Editora: 4Letras

Ano da Publicação: 2016

Volume: 1

Páginas: 172

Gênero: Mistério, Suspense, Thriller



Livro gentilmente cedido pelo autor



Sinopse: ’’No carnaval de 1916, o transatlântico espanhol “Príncipe de Astúrias” bateu em um rochedo na Ponta da Pirabura, na costa de Ilhabela, naufragando, causando a morte de mais de mil pessoas, quando fazia sua sexta viagem da Espanha à América do Sul. Este é considerado um dos maiores naufrágios do mundo, comparado ao famoso navio Titanic. Até hoje, as causas desse acidente não foram totalmente explicadas.

Neste romance, com pano de fundo neste trágico acidente, o autor nos leva a bordo desta que fora sua última viagem. Como expectadores, temos a oportunidade de acompanhar tudo que aconteceu, em primeira mão, temos todos os detalhes, um privilégio graças à narrativa inteligente e envolvente empregada. Todos os mistérios têm seu véu retirado. Segure-se, porque a emoção é inevitável.’’


‘’O Pesadelo do Príncipe’’ é a segunda publicação de Leonardo Galvão. Trata-se de um romance que tem como pano de fundo o naufrágio do navio espanhol Príncipe de Astúrias em 05 de Março 1916, na costa de Ilhabela. Por mais que tal fato seja desconhecido por algumas pessoas, o naufrágio do Príncipe de Astúrias chega a ser comparado com o do famoso Titanic. Até hoje, as causas desse acidente não foram totalmente explicadas e ainda permanecem um mistério. O autor salienta que o romance adotou como cenário o navio, atendo-se fielmente às características do mesmo, assim como datas e características reais dos personagens. Portanto, é importante frisar que não se trata de um documento bibliográfico/histórico, mas sim, da transformação de um acontecimento histórico numa narrativa ficcional.

Somos apresentados a alguns personagens que se mostram importantes no decorrer da história, entre eles Romero, um investigador do governo Espanhol disfarçado como um dos maiores fornecedores de vinho da Espanha, e Sara, filha de um importante comerciante espanhol. Apesar de viverem um romance a bordo do navio, o envolvimento dos dois não é o foco da narrativa.

A bela moça tem muitas visões e o pressentimento de que algo ruim vai acontecer durante a viagem. Romero, por sua vez, busca sorrateiramente informações, dicas e qualquer coisa que possa colocar a Espanha á frente de seus inimigos. Em época de constantes guerras, era necessário se preparar estrategicamente e se atentar a qualquer possibilidade de perigo.

Apesar disso, o jovem casal percebe que há algo de errado acontecendo; uma ameaça mais perigosa que qualquer atentado de guerra. Uma misteriosa estátua de bronze se revela uma grave ameaça, guardando dentro de si forças ocultas com um objetivo destrutivo. Caberia a eles, com a ajuda de alguns tripulantes, combater esse espírito maligno, salvar o navio e todos ali presentes. Será que conseguiriam evitar um desastre anunciado?


‘’De alguma forma, sentia que aquela estátua de bronze guardava algum segredo, talvez até o verdadeiro motivo do naufrágio do Príncipe de Astúrias.’’

A obra é narrada em 3ª pessoa e os capítulos, além de serem titulados de acordo com a data e local em que o navio se encontrava no momento da narrativa, também são pequenos, possuindo uma média de 4 páginas por capítulo. Sem dúvidas é algo que chamou minha atenção e imediatamente me agradou, já que capítulos grandes demais podem se tornar cansativos.

As folhas são ligeiramente amareladas e compostas por um material grosso. O livro é pequeno, possuindo pouco mais de 170 páginas, mas o tempo todo temos a impressão de que se trata de uma publicação maior, devido a grossura das folhas. Além disso, a diagramação está excelente, sem absolutamente nenhum erro e com uma paginação mais que ideal.


“A culpa e o remorso castigavam-no. Sabia que não poderia viver com o peso de ser o responsável pela destruição e morte de tantas pessoas, mas também sabia que perderia sua vida se tentasse impedir aquilo.’’

A cena do naufrágio foi perfeitamente descrita e bem detalhada, mais uma vez fazendo com que eu me sentisse vivenciando toda a situação. O autor claramente nos mostrou o quanto escreve bem e o quanto estuda e entende sobre histórias marítimas e afins, dominando a narrativa com maestria. Longe de beirar o exagero, afirmo com segurança que ‘’O Pesadelo do Príncipe’’ é uma obra excepcional, formando uma trama envolvente e cercada de mistérios do início ao fim. Unindo o sobrenatural ao real, o navio se tornou palco de uma série de eventos misteriosos.

Sinceramente não consigo encontrar palavras para descrever o quanto gostei dessa obra. Foi uma leitura rápida e prazerosa, onde por vezes me senti inserida dentro da história. Para fechar com chave de ouro, ao final da obra Leonardo nos apresenta materiais bibliográficos utilizados no embasamento da história.


‘’No final das contas, acho que o Príncipe de Astúrias levou todos os segredos com ele para o fundo do mar e é melhor que fiquem por lá.’’

Classificação:


Anterior Proxima Página inicial

2 comentários :

  1. Eu adorei esse livro!!!
    Desde que li a sinopse me interessei pela história, pois ano passado havia visto uma reportagem sobre o centenário do naufrágio do navio Príncipe de Astúrias.
    Quando comecei a ler, não consegui mais parar! O tempo todo fiquei tentando descobrir junto com os protagonistas qual era o mistério que envolvia o navio e a tripulação!
    Por vezes fiquei me imaginando dentro do navio passando por todas as situações com os personagens.
    Realmente história e ficção se misturam de uma forma tão natural que é impossível saber o que é verídico e o que é ficção. E o final me deixou ainda mais perplexa.
    É como assistir o filme Titanic com uma história de terror.
    Vale muito a pena ler esse livro. Recomendo a todos!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Li esse livro semana passada. Foi uma leitura tão agradável que mal percebi quando acabou. É simplesmente maravilhoso ler um livro que te conquista tanto. Também me interessei logo pela sinopse e confesso que desconhecia o naufrágio desse navio, mas valeu super a pena. O tempo todo me senti dentro da própria história. Não querendo ser puxa-saco (e não sendo), mas realmente só tenho elogios.
      Com certeza é um livro a ser recomendado a todos.
      Obrigada pela visita <3 Volte sempre.
      Beijos!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.