28.1.17

[Resenha #16] Mortos entre Vivos



Autor: John Ajvide Lindqvist

Título: Mortos entre Vivos

Título original: Hanteringen av Odöda

Editora: Tordesilhas

Ano da Publicação: 2012

Volume: 1

Páginas: 360

Gênero: Drama, Terror




Sinopse: ’’Estocolmo, Suécia, 13 de agosto de 2002. Seria mais um dia normal na capital do civilizado e pacato país com um dos melhores IDH do mundo, não fosse uma 'epidemia' de cefaleia e o estranho comportamento dos aparelhos eletrônicos - eles simplesmente não desligam, mesmo quando desconectados da tomada. Prenúncio de fenômeno ainda mais extraordinário - os mortos revivem - inclusive os falecidos até alguns meses antes. De repente, eles se movem, andam, deixam as câmaras de refrigeração dos hospitais, falam (ou balbuciam algumas palavras, como crianças) e podem ser ouvidos arranhando a tampa de suas urnas funerárias, nos cemitérios. O romance se concentra nos familiares de Eva - autora de livros infantis vítima de um acidente fatal naquele mesmo 13 de agosto -, Elias - um menino de seis anos morto um mês antes - e Tore - idoso recém-falecido, mentalmente desfigurado pelo mal de Alzheimer.’’


Tudo começou como uma pane geral. Nenhum aparelho eletrônico era capaz de ser desligado. Qualquer coisa movida à energia elétrica permanecia ligada, e não podia ser desligada mesmo que as tomadas fossem retiradas dos plugues. Dores de cabeça insuportáveis acometiam a população e um calor extremamente exagerado tomava conta de Estocolmo. Os animais começaram a agir de forma estranha, mais agitados que o normal, e um clima diferente se formou no ar. Como um prenúncio de que algo ruim estava para acontecer, aos poucos o caos começou a se espalhar. Os mortos ganharam vida novamente.

Os que se foram, levantaram-se de suas tumbas, dos necrotérios e de onde mais estivessem. Passaram a vagar pelas ruas, mas diferentemente dos zumbis convencionais, eles não queriam se alimentar de cérebros humanos. Os mortos ''ressuscitaram'' para retornar a seus lares e famílias, na esperança de que fossem aceitos e que tudo voltaria a ficar bem. Logo, o autor nos faz refletir sobre a questão da perda de nossos entes queridos. Quando alguém que amamos muito se vai, gostaríamos que voltasse e que tudo ficasse bem outra vez.  Mas e se nossos mortos retornassem á vida, como seria? Ficaríamos felizes ou teríamos medo de suas aparências e do que por ventura eles poderiam causar?



‘’Os sinais clássicos que indicam a morte não são mais válidos. Simplesmente não se podem mais declarar ninguém morto. Todos podem ressuscitar.’’

A estória é narrada em 3ª pessoa. Apesar de se tratar de uma história de terror, o tempo todo somos confrontados com cenas bastante dramáticas. Parece bizarro, eu sei, mas por várias vezes precisei me segurar para não chorar enquanto lia esse livro.

O livro nos traz 3 personagens principais que recentemente perderam entes queridos: David, um pai de família que perdeu sua esposa, Mahler, um freelancer aposentado que perdeu seu neto de 6 anos e Elvy, uma senhora que perdeu seu marido após vários anos de casamento. Durante todo o tempo vivenciamos os dramas e as dores dos personagens, como eles lidam com a situação ao reencontrarem seus familiares mortos e as consequências que o ‘’despertar’’ deles causou.


‘’A normalidade ainda imperante – piqueniques no parque e sistemas de telefonia automatizados – era um deboche, e o colapso da sociedade e seu mergulho no sobrenatural seriam um consolo.’

A premissa é bastante original justamente por se tratar de uma história de zumbis totalmente diferente do que conhecemos. Em ‘’Mortos entre Vivos’’ não encontramos zumbis canibais devoradores de cérebro. Também não nos deparamos com fugas e perseguições. Os ‘’zumbis’’ em questão (ou ‘’revividos’’) são entes queridos que não oferecem ameaça contra a vida da população.



‘’A morte tem o poder de nos isolar uns dos outros.’’

O que mais me desapontou foi o final. Senti que ficaram algumas pontas soltas, mas nada que prejudicasse a qualidade do livro. Toda a narrativa é muito bem detalhada, dando ares de realidade ao livro. O enredo foi muito bem construído e o autor foi capaz de nos levar para a própria estória. Sofremos com os personagens e torcemos o nariz para alguns, enquanto desejamos um final feliz para outros. 

Sem sombra de dúvidas foi um livro que realmente me cativou. Ao final da leitura, foi inevitável não sentir um grande vazio, e com toda a certeza o meu único arrependimento foi não tê-lo conhecido antes. Apesar de ter lido sua versão pdf, a leitura foi muito rápida e prazerosa. Sem dúvidas, ''Mortos entre Vivos'' entrou para a minha lista de favoritos.


Classificação:


Anterior Proxima Página inicial

10 comentários :

  1. Oii
    Eu adoro filmes de zumbis, mas ainda não li nenhum livro sobre o assunto (sou muito medrosa). Então não sei se eu iria gostar ou não. O livro me lembrou uma série chamada The Returned (ou algo assim) que tem na Netlix.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também adoro <3 Não conhecia essa série mas já me interessei. Realmente lembra muito a premissa de ''Mortos entre Vivos''. Mais um seriadinho na lista hahaha
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Gente, livros assim são raridades. O enredo realmente é super original e me deixou instigada a ler.
    Fiquei curiosa para saber como os mortos reagem depois que voltam à sua vida normal.
    Dica já esta anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha curtido *-* É um livro realmente muito bom. Tanto a escrita do autor quanto a premissa nos prendem o tempo todo.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha e a oportunidade de conhecer essa obra. Com certeza me chamou a atenção!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim, e com você?
      Obrigada, que bom que gostou <3
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Oii!
    Não curto muito temas relacionados a zumbis... Prefiro ler romance kkk
    Então, dessa vez, deixo sua dica passar. Sua resenha está muito bem escrita, parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já eu sou o contrário haha
      De qualquer forma, obrigada <3
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Olá!
    Que livro interessante é esse? Deve ter sido uma surpresa ver os seus entes queridos mortos voltando a vida. Mas imagina quem você não gosta voltando a viver, deve ser terrível. Adorei a sua resenha e se eu puder vou ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, é uma situação e tanto. Fora que dependendo do tempo em que a pessoa morreu, deve ser bem desagradável se deparar com a aparência de um ente querido tanto tempo após sua partida. Todos nós gostaríamos de ter nossos entes queridos de volta, mas mal imaginamos como seria se isso realmente acontecesse.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijinhos.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.