26.5.16

Livros ''Modinha''


(Foto: Reprodução)

Esse assunto é polêmico, talvez um pouco batido, mas sempre dá o que falar. De qualquer forma, gostaria de deixar aqui minha opinião sobre esse famoso divisor de opiniões no mundo literário e deixar bem claro que este post não tem a menor intenção de ofender ninguém. 

Mas afinal: o que seria um livro ou autor ‘’modinha’’? Como sabemos, é aquele que está em alta e que todo mundo está lendo.

Falando sério: há algo mais ‘’modinha’’ que sair taxando tudo e todos de modinha? Ler nunca foi e nunca será algo ruim, independentemente do conteúdo. Se um livro ou um autor está na boca do povo, é porque agradou muita gente. Não necessariamente um livro ‘modinha’’ é uma obra-prima, mas se todo mundo está gostando, á toa não é. E que mal há nisso?


Além de ter se tornado pejorativo, o termo ‘’modinha’’ caiu no gosto dos ‘’pseudo-cultos diferentões’’ que, por algum motivo, se acham superiores por não lerem aquele livro que está ‘’na moda’’. A verdade é que muita gente que taxa determinados livros como ‘’modinha’’ nunca pegou quaisquer um deles para ler.

Não é difícil encontrar pessoas que torcem o nariz para aqueles livros ou autores que estão em alta (ou já estiveram em determinado momento). Títulos como ‘’Crepúsculo’’, ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’ e ‘’Percy Jackson’’ ou autores como John Green, Rick Riordan e Jojo Moyes já atraíram milhares de leitores. Graças a livros assim, considerados ‘’modinha’’, muita gente adquiriu gosto pela leitura.

‘’Ah, mas esses livros não têm nada de bom para oferecer.’’


‘’Você só leu esse livro porque todo mundo está lendo.’'

Quem nunca ouviu frases desse tipo? 

Entenda: todo livro tem algo a nos oferecer. Cada um à sua maneira, é claro. Assim como ler clássicos da literatura não torna alguém mais leitor ou melhor que os outros, ler livros famosos não é sinônimo de querer estar na moda, ter mal gosto ou qualquer coisa assim. Não importa se é clássico ou modinha. O importante é ler aquilo que nos agrada.

Seja um leitor sensato. Se não curte, não critique quem gosta. Apenas não leia. Simples, não?


Anterior Proxima Página inicial

24 comentários :

  1. hahahhahahhahah falou td!
    ah adorei o morceguinho <3
    hahahahhaha

    http://isabellaprovati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Adoro esse morceguinho *-* Engraçado que muitas pessoas também gostaram huahua
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Oie!
    Adorei o post! <333
    Porque assim...eu fui uma dessas pessoas que começou a ler de verdade com livros considerados modinha por muitos como Harry Potter e Crepúsculo.
    Minha irmã tomou gosto pela leitura lendo Crepúsculo e isso foi muito bom.
    Já li John Green, Dan Brown e vários outros livros que em certa época estavam muito na moda porque tinha saído filme etc.
    Acho que qualquer tipo de leitura é válida, menos quando falamos de certos livros que levam o nome de um autor, mas quem escreveu mesmo foram "escritores fantasmas" da editora que só querem ganhar dinheiro.
    Livro modinha é o mesmo que diva pop: cada um gosta/tem o seu. Não gosta? Não lê. Se você só quer ler Os Miseráveis e vários clássicos o problema é seu.
    E você não foi grossa. Só disse a verdade.
    Mais amor nesses corações pfvo.
    Bjs e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada. Fico feliz que tenha gostado ♥
      Acho uma tremenda besteira essa falta de respeito com pessoas que tem um gosto literário diferente ou que só leem aqueles livros mais conhecidos. O importante é ler o que nos agrada.
      Beijos e até!

      Excluir
  3. Sobre o meu Mozão nesse gif: <3333
    Saudades desse sumido.

    ResponderExcluir
  4. Muita coragem ao falar sobre este assunto que realmente gera muita discussão no mundo literário kkkk, mas ótimo post e adorei seu blog, já estou seguindo, se tiver tempo e quiser, visite o meu também :)

    http://livrosmaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente não é fácil rsrs Fico muito feliz que tenha gostado do blog *-* Obrigada também pela visita ♥ Também estou seguindo o seu e farei uma visita em seu blog.

      Excluir
  5. Adorei seu post e é bem dessa forma que acontece mesmo. E claro que ainda há muito a se comentar sobre essa temática. No final das contas concordo plenamente que todo livro tem algo a nos oferecer sim e isso é simplesmente maravilhoso.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada <3 Acho que há certos assuntos que merecem ser discutidos sempre, né? Acho importante falar. Principalmente quando algo tão ''bobo'' pode causar desavenças entre as pessoas porque um não respeita o gosto do outro.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi! Também adorei seu post e concordo com tudo que foi escrito.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada *-*
      Beijos!

      Excluir
  7. Amei, amei o post! Concordo completamente. Se todos estão gostando, qual o grande problema? Aliais, sei qual é: o povo ama e idolatra reclamar e opinar em tudo.
    Eu amo Nicholas Sparks, por exemplo, mas sempre ouço falar que ele é só um autor "Modinha". Falta muito respeito ainda sobre os gostos literários alheios.
    Adorei a reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Isso me deixa realmente feliz.
      Acho que as pessoas gostam de se achar superiores e muitas vezes acabam desmerecendo as outras para conseguir isso. O que cá entre nós, é uma bobagem não é mesmo?
      Também já ouvi falar muito sobre isso. Eu não gosto de Nicholas Sparks, no entanto não leio nem critico quem gosta. Acho que deveria ser assim.
      Na verdade, falta respeito em muitas questões.
      Obrigada mesmo *-*

      Excluir
  8. Olá!
    Amei seu comentário, pois expressa bem a minha opinião sobre esses livros. Não podemos deixar de mencionar que são graças aos livros chamados "modinha" que temos os filmes estreando por aí e que atrai milhares de espectadores pelo mundo. O que não concordo nos livros dito "modinha", são os autores que se aproveitam dessa onda para escreverem "lixo" pensando no lucro e não no conteúdo cultural do livro.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada *-* Isso é realmente um fato. Há muitas pessoas que acabam adquirindo o gosto pela leitura através de livros assim. Já eu também não concordo muito com isso. Essa coisa de escrever por escrever, ás vezes sem um conteúdo realmente bom e alcançando um sucesso relativamente grande, apenas pensando em números e nas vendas. Se pararmos para pensar, os escritores também precisam se manter. De uma forma ou de outra, é a forma que eles ganham a vida. Mas infelizmente isso tem se tornado bastante comum :/

      Excluir
  9. Amei o post! Graças aos modinhas eu começei a ler e me interessar de verdade pelo mundo dos livros. Ah, adorei o morceguinho... haha!

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é. Assim como você, muita gente iniciou suas leituras através dos ''modinhas''. Eu não consigo entender essa implicância que as pessoas têm com os livros mais famosos/vendidos.
      Muita gente comenta sobre o morceguinho kkkk Obrigada pela visita <3
      Abraços!

      Excluir
  10. Esses "pseudo-cults-diferentões" estão mais pra ignorantes, afinal até Victor Hugo e Charles Dickens foram os "modinhas" de suas épocas, sabia? Vendiam igual água, todo mundo comentando etc etc... Sem intenção de fazer uma comparação injusta, mas acho que são uma boa prova de que temos de parar de subestimar qualquer coisa, principalmente livros.
    Tava com saudades do teu cantinho e desse morceguinho simpático HAHAHAH
    Beijos!

    Gabi,
    https://tecapsycho.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é muita ignorância. Até porque muitas das pessoas que falam mal dos livros mais famosos (ou até mesmo criticam seus leitores) nunca leram livros assim. Talvez essas pessoas façam isso para parecer mais cultas ou sei lá, mas é algo totalmente desnecessário.
      Acho que sempre haverá aqueles autores ''modinhas''. Se estão vendendo bem, é porque o público está gostando, não é verdade?
      Esse morceguinho virou praticamente a marca registrada do blog kkkk
      Saudades de você por aqui. Obrigada pela visita ♥
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Eu não estou nem aí se o livro é modinha ou não. O que me importa é gostar da leitura. Se ela me agradou é o que importa. Tem gente que se acha por ler só clássicos, mas não devemos ter esse preconceito. Cada um gosta de um gênero e o que importa é que leiam, pois vai ter mercado e gênero para todo mundo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente. Seria ótimo se todos pensassem assim. O importante é ler o que a gente gosta ♥ Sem preconceitos.
      Beijinhos!

      Excluir
  12. Também não vale defender uma lacuna ofendendo outra, não tem por que menosprezar os clássicos, tem muitos livros bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Peço desculpas caso tenha causado tal impressão, porém de nenhuma forma essa foi minha intenção. Apenas quis dizer que há alguns leitores que se acham cultos/melhores/superiores justamente por lerem livros clássicos, quase sempre menosprezando aqueles que só leem/preferem best-sellers. Afinal, infelizmente existem leitores assim, o que não significa de forma alguma que todos sejam desse jeito.
      Mas o foco desse texto foi falar justamente sobre os livros atuais considerados ''famosinhos'' e que quase sempre são vistos de forma negativa por uma boa parcela dos leitores (perceba que os clássicos ''famosinhos'' não são vistos com ''maus olhos'', ao contrários dos citados no post). Assim como uma leitora citou logo acima, até os clássicos já foram vistos como ''modinha'' um dia. Mas independentemente do livro, seja ele clássico ou atual, todos têm sua importância.
      Obrigada pelo feedback. Volte sempre *-*
      Abraços.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.