30.7.16

[Resenha #7] O Adversário



Autor: Maurício Limeira

Título: O Adversário

Editora: Publicação Independente pelo Clube de Autores

Ano da Publicação: 2004

Volume: 1

Páginas: 219

Gênero: Fantasia Urbana, Mistério, Suspense, Terror


Livro gentilmente cedido pelo autor


Sinopse do Skoob: ‘’Na procura por vingança pelo assassinato da namorada, um jornalista se mete no submundo do crime sem saber o que vai encontrar. E o que encontra é mais assustador do que a violência urbana e a corrupção do tráfico. Sangue, almas gêmeas, dor, medo, trevas, o outro obscuro à espreita. O mal, personificado na crueza e agressividade do assassino Casemiro, já o incluíra em seus planos e o aguardava para um destino do qual era tarde demais para recuar.

Em "O Adversário", o sobrenatural age da forma mais incômoda: nas coisas pequenas de nosso cotidiano. Ele age por baixo dos momentos de tranquilidade. Prega pequenas peças que jamais associamos ao todo. Aflora em lugares insuspeitos. Cava galerias sob nossa paz. Até chegar a hora em que as instalações nas quais erguemos nossa sanidade, de tão corroídas, vêm abaixo.’’


Logo no início da obra nos deparamos com José Carlos, ou Zeca, pronto para pular de um prédio. Após a morte de sua namorada, o jornalista carioca se vê desolado e sem motivos para continuar a viver. Ao presenciar a terrível cena de uma mãe jogando seu bebê do mesmo terraço onde ele pretendia se jogar, se atirando logo em seguida, ele acaba desistindo da tentativa de suicídio, horrorizado.

‘’Mortes demais para uma noite, o vento parece sussurrar-me com satisfação. A minha vez ficou para outra oportunidade.’’

Para vingar o assassinato da namorada, Zeca decide contratar Casemiro, um misterioso, perigoso e sombrio assassino profissional visto por muitos como uma entidade sobrenatural. O jornalista não sabia como poderia pagar pelos serviços de Casemiro, já que o mesmo recusou pagamento em dinheiro, mas ainda assim ele estaria disposto a qualquer coisa para ter sua tão almejada vingança.

Zeca, que acaba mergulhando num universo obscuro e perturbador, se vê ameaçado por Casemiro. E assim, o autor nos leva a acompanhar a desesperada fuga do protagonista. O que não estava em seus planos era, sem querer, envolver pessoas inocentes nesta história. Agora ele precisa lutar não só pela sua sobrevivência, mas também pela de todos os envolvidos em sua própria confusão.

Nosso protagonista corre perigo de vida enquanto é perseguido pelo assassino e assombrado por entidades demoníacas, e Casemiro não pretende descansar enquanto não conseguir o que quer. José Carlos percebe então que pode estar lidando não com um homem normal, mas sim com algo sobrenatural e maligno.

‘’Você não precisa imaginar o demônio folclórico, com chifres e tridente’’, Dona Celeste argumentaria. ‘’Nem estou lhe pedindo isso, meu filho. Mas você há de concordar com a existência de um mal, da mesma forma que existe um bem. Procure pensar o demônio como uma forte concentração desse mal. Ou dessa energia negativa, se preferir. Não importa. Não é com nomes que você deve se preocupar.’’

O livro alterna a narração entre 1ª e 3ª pessoa, passado e presente, e nos apresenta uma escrita poética, madura e rápida. Narrativas longas e poucos diálogos chegaram a tornar a leitura um pouco cansativa em determinados momentos, mas nada que interferisse em meu interesse pela obra. Um detalhe que me chamou atenção é que todos os capítulos têm 10 páginas. Particularmente gostei disso, já que acho 10 páginas um tamanho ideal, de forma a não tornar a leitura arrastada e maçante.

Boa parte da narrativa gira em torno das memórias de Zeca, que acabam explicando os fatos. Á cada capítulo os ganchos vão se conectando, dando sentido à história e sanando nossas dúvidas. Você deve estar se perguntando por que, afinal, Casemiro começou a perseguir Zeca, certo? Pois bem... Essa é a hora em que eu digo ‘’você precisa ler para descobrir’’, afinal, se eu disser o motivo, vou acabar soltando spoilers.

O autor nos apresentou um final completamente surpreendente. Através de um thriller eletrizante, Maurício nos transportou para um Rio de Janeiro bem diferente do que estamos acostumados a ver. As cenas de tortura e violência são realmente fortes e dispensam censuras (ponto para o autor!) e, com uma atmosfera sombria, alternando entre Zona Sul e periferias, entramos em contato com as várias faces do mal entranhadas na sociedade.

‘’O Adversário’’ é a primeira publicação do escritor Maurício Limeira, lançado de forma independente pelo Clube de Autores. Acompanhe o trabalho do autor no blog O Adversário, onde o mesmo publica notícias relacionadas ao livro e contos sobrenaturais.

‘’Então ele urrou. Um som assombroso escapou de sua garganta ao mesmo tempo em que a chuva piorava, e as paredes trêmulas do barraco pareciam ameaçar nos deixar ali, descobertos. Naquele instante eu quase acreditava que a criatura à minha frente não era humana, era o que as pessoas diziam que era.’’

Gostou? Aproveite para adquirir agora a obra no Portal dos Livreiros.


Classificação:


Anterior Proxima Página inicial

12 comentários :

  1. Olá!
    Apesar de gostar da temática, o livro em si não me chamou a atenção rsrs Mas que bom que, apesar de ter poucos diálogos, o livro funcionou para você, isso seria definitivamente um coisa que me irritaria. Deixo a dica de lado por enquanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é. Não curto muito narrativas muito longas e com poucos diálogos. Isso torna a leitura um pouco cansativa, mas felizmente não me atrapalhou muito.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, apesar de não ler muito sobre terror, adoro ler mistérios, adorei sua resenha, o livro parece bom, não sei se eu iria ler, mas por ser uma publicação independente eu me interessei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que também tenha se interessado *-* É sempre bom dar uma chance principalmente aos autores que publicam seus livros de forma independente.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    O livro parece ser interessante, fiquei curiosa para saber d desfecho: será que ele morreu? Enfim, o que será que aconteceu com o personagem. Gostei do quote que fala da existência de um mal.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim.
      Só posso dizer uma coisa: o final é completamente surpreendente huahua
      Esse quote também chamou bastante minha atenção. Foi o que mais gostei.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá,
    Não costumo ler livros do gênero, mas a trama parece ser bem desenvolvida e fiquei bastante curiosa para saber o desfecho.
    Adorei a resenha.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza a trama foi bem desenvolvida. O autor conseguiu se sair muito bem.
      Obrigada *-*
      Abraços.

      Excluir
  5. Estou curioso sobre o livro, quero que essa má fase de leitura que estou passar e talvez eu me lance nessa leitura.
    Obrigado pela dica. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que essa má fase passe logo. É uma situação muito ruim :/
      Imagina *-*
      Abraços.

      Excluir
  6. Muitíssimo grato ao Blog Lado Escuro pela resenha. Informo que estarei com o romance O ADVERSÁRIO, agora publicado pela Editora Autografia e com capa nova, na Bienal do Livro de São Paulo, no dia 26/08/2016, entre 14 e 16h. Abraços!
    http://oadversario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, fico feliz por vê-lo aqui!
      Foi um prazer resenhar O Adversário. Adicionei o aviso ao post para que mais pessoas fiquem sabendo. Infelizmente não poderei ir, mas desejo um ótimo evento a você.
      Abraços!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.