20.2.16

EQM (Experiência de Quase-Morte)


(Foto: Seropédica Online)

Para uns não passa de ‘’conversa fiada’’ ou fruto da imaginação; para outros é coisa séria. Mas afinal, o que é EQM? EQM é a sigla para Experiência de Quase-Morte. Esse assunto já chegou a ser abordado em uma novela brasileira (América), em 2005, mas muita gente não se recorda ou até mesmo não a acompanhou, e por isso não sabe o que isso significa.

A EQM costuma ser relatada por pacientes que estiveram inconscientes, lutando entre a vida e a morte, e até mesmo por aqueles que chegaram a ser dados clinicamente como mortos. Mas ao contrário do que pode parecer, não se trata de um fenômeno tão raro assim. Podemos encontrar vários relatos de pessoas que afirmam ter chegado próximo da morte e enfim voltado. Alguns famosos como as atrizes Sharon Stone e Elisabeth Taylor, o velejador Lars Grael e o ator Donald Sutherland chegaram a vivenciar tal experiência e contam nos mínimos detalhes como tudo aconteceu. Estima-se que mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo já passaram por uma EQM.

Mas o que poderia provocar a experiência de quase-morte? Não se sabe com precisão pois ainda não existe uma comprovação científica, mas muitos médicos e cientistas supõe que tais experiências sejam um conjunto de alucinações.

Descrição:

As pessoas que passaram por tal fenômeno podem não descrever as mesmas sensações, porém são todas muita parecidas. Dentre as mais comuns estão:

  •          sensação de ver sua vida mostrada através de um filme;
  •          sensação de estar atravessando um túnel;
  •          impressão de estar fora de seu corpo e poder observar tudo o que ocorre à sua volta;
  •          sensação de estar flutuando;
  •          sensação de profunda paz.
Muitas pessoas acreditam que a experiência de quase-morte seja uma ‘’prova’’ de que existe vida após a morte. O mais intrigante é que uma parte dos que passaram por tal experiência realmente morreram algum tempo depois. 

Seria a EQM uma espécie de aviso ou preparação para a morte? O fato é que ela é um sério objeto de estudo e deve ser respeitada. 

Quer saber mais? Além da novela América, o assunto também já foi mostrado em filmes bastante conhecidos, como ‘’E Se Fosse Verdade...’’ (2005), ‘’A Morte e Vida de Charlie’’ (2010) e ‘’Se Eu Ficar’’ (2014). 

E você? Conhece alguém que já passou por tal experiência? O que acha sobre isso?

Fonte: Wikipedia

Anterior Proxima Página inicial

24 comentários :

  1. Adorei seu post em abordar esse tema.
    Eu acredito sim nessas experiências e na vida após a morte.
    Eu já vi a novela America que abordou esse tema, o filme Se eu ficar e Morte e vida de Charlie.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Eu sou daquelas que acha que EQM é puro lero lero. Para mim, uma experiencia de quase morte é você ter vencido um câncer, ter sobrevivido a um tiroteio, ter saído viva de um acidente de carro, isso sim é quase morte, o resto é alucinação.Claro que isso é só a minha opinião e cada um é livre para acreditar no que quer.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Entendo sua posição. Não muito raro nos deparamos com casos de pessoas que sobreviveram a acidentes gravíssimos ou situações onde normalmente não haveria nenhuma chance. Com certeza também podemos considerar como uma experiência de quase-morte, onde a pessoa que sobrevive ''nasce de novo''. É realmente incrível.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá... tudo bem??
    Eu acho esse assunto bem interessante e assustador... porém achei incrível a sua postagem e gostei de saber que esse tema é um objeto de pesquisa e sim eu respeito demais... acho bem legal que os estudos esteja se avançado porque isso é apenas um paradigma... fico imaginando como as pessoas lembram dessas sensações e acontecimentos... as vezes eu acho que acredito e outras vezes não... porém é um assunto bem abrangente... gostei demais de sua postagem... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim!
      Obrigada <3
      É incrível, né? Com certeza é algo que vai totalmente além do nosso entendimento.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Eu não conheço ninguém que passou por essa experiência, mas adoraria conhecer e estudar um pouco mais sobre ela.
    Se eu ficar foi sim uma experiência do tipo, mas não foi muito boa pra mim.
    acredito muito nessas experiencias.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também adoraria. Seria muito interessante poder conversar com pessoas que passaram por tal experiência.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Não acredito muito nessas coisas, mas torço para que elas sejam verdade, e que realmente haja vida após a morte. Só vi sobre isso em filmes, livros e séries, não conheço ninguém que tenha passado por isso. Não me lembro muito da novela "America", mas acho que devo ter assistido *-* "E se fosse verdade", "Se eu ficar" e "Morte e vida de Charlie St. Cloud" eu vi :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é. Eu não acredito, nem desacredito. Estou numa posição neutra mas não descarto nenhuma possibilidade. Acredito que o mundo e todos os fenômenos ''misteriosos'' que nele ocorrem estão bem além do nosso entendimento/conhecimento nesse plano.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá,
    Nunca passei por nada próximo a morte, mas conheço uma pessoa que entrou em coma e depois de algum tempo voltou a vida.Sendo que nunca conversei com ela sobre isso, o que passou, se lembra de alguma coisa. Sendo que não acredito em vida após a morte.
    beijinhos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Caramba, que interessante. Que bom que deu tudo certo. É como muita gente diria: nasceu de novo.
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Olá!!!
    Nunca parei para pensar mas acredito que algo tenho acontecido com estas pessoas. Acho que a vida tem grandes provas de pessoas que sobrevieram a grandes situações de perigo e quase levando a morte isto sim é uma experiência e tanto.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha, não acredito nesse tipo de experiência mas não vou julgar ninguém. Se a pessoa fala com tanta convicção é porque realmente acredita no que viu e pode mesmo ter acontecido. Conheço pessoas que foram dadas como mortas por médicos (2 pessoas) e horas depois ressuscitaram mas nada falaram sobre EQM, nenhum das duas relatou ter visto nada, sentido nada, apenas disseram que era como se tivessem dormido e acordado novamente. Nunca conheci ngm que tivesse uma EQM e não sei bem o que falar sobre isso, só a minha opinião descrente do assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Caramba, 2 pessoas? Foi um acontecimento e tanto.
      Beijos!

      Excluir
  9. Postagem extremamente interessante! Meu primeiro contato com EQM foi com a novela América mesmo, depois com os filmes que citou. Não conheço ninguém que tenha passado por isso e até acho o tema pouco explorado. Sinceramente, não acredito muito não, mas respeito e acho interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada *-*
      Meu 1º contato com a EQM também foi com a Novela América e depois com ''E Se Fosse Verdade...'', que até abordou o assunto de maneira humorada. Achei bem interessante.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oie! Achei muito interessante a sua postagem! Creio na vida após a morte, mas não acredito nessa coisa de "aviso". EQM pode até ser verdade, não posso concordar ou discordar, apesar de não levar muita fé nesse negócio, mas parece aquelas histórias que contam para aterrorizar as pessoas. "Olha, toma cuidado, logo você morre". Das adaptações que você citou, só conheço Se Eu Ficar, apesar de ainda não ter assisto. De qualquer forma, adorei ler sua publicação e ficar sabendo um pouco mais sobre isso. Sempre é interessante descobrir novas coisas. ^^

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também acredito na vida após a morte mas ainda não tenho uma opinião concreta sobre a EQM.
      Que bom que gostou *-* Concordo com você. Conhecimento nunca é demais.
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Muito legal você abordar esse tema, pelo qual muita gente sente curiosidade. Afinal, a morte parece ser um dos maiores mistérios da humanidade!
    Conheço algumas pessoas que já passaram por isso, mas ninguém nunca me contou com essa riqueza de detalhes.
    Agora fiquei curiosa, vou comentar com algumas delas e procurar saber.
    Adorei o post!
    Abraço!

    Karla Samira

    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nunca conheci ninguém que chegou a passar pela experiência, mas seria bem interessante poder conversar sobre isso.
      Obrigada. Que bom que gostou <3
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!

    Tenho vários amigos que acreditam em vida após a morte, mas eu não acredito muito nesse tema. Achei o tema interessante.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.