14.2.16

Lendas Urbanas (Parte 1)



Todo mundo conhece ou já ouviu falar em alguma lenda urbana. Elas podem ser conhecidas em apenas um determinado país ou região, ou mundialmente, podendo ganhar diferentes versões em cada lugar. O fato é que uma lenda urbana se trata de uma história (geralmente assustadora) que roda na boca do povo. 

Veja agora algumas das lendas mais conhecidas. Preparado(a)?

  • A Loira do Banheiro
(Foto: Gartic)

Que atire a primeira pedra que nunca ouviu falar na Loira do Banheiro. Talvez seja uma das lendas urbanas mais conhecidas, e por isso merece o topo de nossa lista. O fato é que dizem por aí que a tal loira era uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula. Para invocá-la, seria necessário dar descarga na privada 3 vezes, bater na porta 3 vezes e em seguida chamar seu nome. 

A Loira do Banheiro seria uma versão ‘’abrasileirada’’ e modificada da Maria Sangrenta (ou Bruxa do Espelho), que originalmente veio dos EUA. Nessa versão, dizem que bastaria falar ‘’Maria Sangrenta’’ 3 vezes em frente ao espelho, á meia-noite. Vai arriscar?

  • Brincadeira do Copo
(Foto: Central42)

Aposto que em algum momento da vida, você já brincou ou ao menos pensou em brincar com a Brincadeira do Copo. Acertei? De qualquer forma, sabemos que ela já foi e ainda é usada pelos mais corajosos no intuito de invocar espíritos e fazer perguntas. Não existe algo provando que de fato ela é capaz de invocar espíritos, mas o que não faltam por aí são declarações de pessoas que já jogaram e presenciaram fenômenos estranhos durante ou após a temida brincadeira. 

Um jogo parecido e com o mesmo objetivo é a Brincadeira do Compasso, que funciona quase que da mesma forma que a Brincadeira do Copo. É importante lembrar que para entrar no jogo é necessário pedir permissão para a entidade que o ‘’comanda’’. E nada de sair sem permissão! Isso pode trazer sérias consequências. Você não vai querer pagar pra ver, vai?

  • O Velho do Saco
(Foto: The Cabuloso)

Quem nunca teve medo de sair e ser pego pelo homem do saco? Tal lenda é muito usada pelas mães para assustar seus filhos que gostam de brincar sozinhos na rua. Segundo elas, existe um velho que carrega um enorme saco e gosta de pegar crianças que estão pelas ruas sem a companhia de um adulto. Há quem diga que o tal homem fazia sabonetes e botões com as crianças capturadas.

O fato é que se a intenção era nos amedrontar, nossas mães fizeram um ótimo trabalho.

  • Chupa-Cabra
(Foto: Guia Místico)

Chupa cabra seria um suposto animal (de origem até então desconhecida) que invadia propriedades rurais e atacava cabras com dentadas no pescoço. Tal lenda surgiu nos anos 90, depois que várias cabras foram encontradas mortas em fazendas. O mais intrigante era a ausência de sangue desses animais. Os mais céticos acreditavam que os responsáveis pelos ataques eram lobos do mato ou algum outro animal selvagem, mas nada foi confirmado até hoje.

                                    Suposta foto de um chupa-cabra encontrado. Clique se tiver coragem.

  • Slender Man
(Foto: NBC News)

O Slender Man se trata de uma lenda da internet e talvez seja uma das mais conhecidas da web, assim como o famoso Jeff the Killer (ou Jeff Risonho). Slender seria um homem alto, magro, de terno preto, sem rosto e com braços e pernas longos. Dizem que ele só poderia ser visto por crianças, mas passou a acompanhar adultos também, perturbando-os a vida toda, até ficarem loucos. Sabe o pior? Suas vítimas são escolhidas aleatoriamente, ou seja... Cuidado para não se tornar a próxima.

Há um longa feito sobre ele. Lançado em 2015, o filme se chama ‘’Always Watching: A Marble HornetsStory’’

  • Lenda do Opala Preto

(Foto: Z-33)

Essa pode não ser a mais conhecida, mas nem por isso não merece sua atenção. Segundo dizem, Ubiratã Carlos de Jesus Chavez (bandido que atuou na cidade do Rio de Janeiro na década de 70), durante uma fuga, entrou num túnel e acabou batendo em um fusca. Do acidente não sobreviveu ninguém. O mais intrigante é que desde então, o tal Opala poderia ser visto durante a madrugada perseguindo outros carros que passavam por esse túnel. Bizarro...

Anterior Proxima Página inicial

20 comentários :

  1. Nossa, muito nostálgico isso! hahaha De todas essas eu só não conhecia a do Opala Preto, mas admito já ter passado por alguns apertos na escola por causa da tal Loira do Banheiro, rs

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É sempre bom te ver por aqui *-*
      Confesso que nunca tive coragem de chamar a Loira do Banheiro kkkk Uma coisa que eu fiz e nunca mais faço é participar da Brincadeira do Compasso. Também já passei apertos por causa disso huahua No meu aniversário de 13 anos, ainda por cima. A tal coisa que guiava o compasso não me deixava sair de jeito nenhum. Foi traumatizante ç.ç

      Excluir
  2. Gente! a minha infância foi baseada nessas lendas. Eu sempre tentei trazer a loira do banheiro HAHAHAH mas nunca consegui. Acho que a que mais tinha medo era do homem/velho do saco. A brincadeira do copo é o charlie atual? HAHAHAHAH nunca brinquei disso, mas já vi muita gente se borrando de medo após brincar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A minha também, exceto o Slender - que não existia na nossa época - e a do Opala Preto. Eu nunca tentei trazer a Loira do Banheiro. Sempre tive medo de ela realmente aparecer huahua Eu também morria de medo do Velho do Saco. Quando pequena eu sempre via um homem velho que sempre carregava um saco nas costas. Por muitos anos achei que era ele kkkk Tadinho.
      É, podemos dizer que a brincadeira do Charlie é como uma versão mais moderna da do copo. Nunca brinquei com a Brincadeira do Copo nem com o Charlie Charlie, mas já joguei a Brincadeira do Compasso 1 vez. Foi 1 vez pra nunca mais huahuahua

      Excluir
  3. Pois taí que passei quase um ano sem entrar no banheiro da escola por conta da maldita loira do banheiro. Sento falta da perna cabeluda...kkkk. E vou deixar um pequeno desabafo... meus filhos de 7 e 4 anos morrem de medo o velho do saco! Culpa da mamãe aqui...kkkk. Beijos!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também sempre tive medo de encontrar a Loira do Banheiro kkkk Principalmente quando eu ia ao banheiro sozinha. Tadinhos rsrs Minha mãe também me deixava com muito medo dele.
      Beijos!

      Excluir
  4. Conhecia todas pelo nome, mas nenhuma por seu conteúdo. A loira do banheiro é algo que ouço até hoje... hahahahahhahaha em meio à adultos informados e tal. Mandei esse post para vários amigos que com certeza, vão sentir uma nostalgia bem intensa ao ler sobre isso!!!
    Adorei
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A Loira do Banheiro com certeza é a mais conhecida de todas huahua
      Obrigada *-* Espero que gostem.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oie, tudo bem?

    Seu post me levou de volta à era da escola, quando tínhamos medo até da própria sombra. Eramos felizes e inocentes, e não sabíamos. rsrsrsr Das que voc~e citou, só não conhecia a do Opala preto, as outras foram muito presentes na minha infância. E te confesso: morria de medo da brincadeira do colpo. kkkkkkk

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim :D
      Bons temos aqueles, né? Terminei a escola há apenas 3 anos mas já sinto muita falta.
      Eu também morria de medo da Brincadeira do Copo. Aliás, até hoje eu tenho huahua Prefiro não me aventurar.
      Beijos!

      Excluir
  6. Amiga achei bem legal a sua postagem até porque eu já conhecia algumas lendas, mas outras não. Achei interessante esse do Opala Preto e da Loira do Banheiro na Oitava série acho que eu ouvia falar bastante, mas eu morria de medo. Eu cheguei a dar duas descargas uma vez, mas sei lá né? Vai que aparece. EU morro de medo dessas coisas e não me arrisco não!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-14_14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou <3
      Nunca tentei chamar a Loira do Banheiro. Sempre tive medo de aparecer. Na verdade eu duvidava um pouco se isso era verdade ou não, mas preferi não arriscar. Vai que aparece, né? huahuahua
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!

    Adorei esse post sobre lendas urbanas. Lembro muito dessa da loura do banheiro, mas na minha época de primários acreditava que ela aparecia tb sem ser invocada kkkk
    Sobre o copo eu nunca tive vontade de jogar n, e nem nunca joguei. Sendo criada no espiritismo acredito que é melhor não mexer com essas brincadeiras pois pode acabar mau.
    O velho do saco é um clássico ne? Meu avô vivia me contando essa historia quando eu era pequena e claro morria de medo.
    Morria de medo do Chupa-Cabra tb na época que estourou ele matando animais pra tudo quanto é canto kkkk.
    Não conhecia essa lenda do Opala preto e nem do Slender Man. Muito legal seu post, espero poder ler os outros.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nunca joguei a Brincadeira do Copo por medo. Já tive até minhas curiosidades, mas nunca arriscaria. Já participei uma vez da Brincadeira do Compasso, mas foi uma vez só pra nunca mais rsrs Muita gente leva na brincadeira e acredita que tudo não passa de uma coincidência ou que nada vai acontecer. A verdade é que não devemos mexer com o que não conhecemos. Realmente esse tipo de coisa pode acabar trazendo sérias consequências :/
      O Velho do Saco é realmente um clássico kkkk Quando pequena eu sempre via um senhor de idade carregando pra cima e pra baixo um saco nas costas. Minha mãe falava que ele era o homem do saco para me deixar com medo huahua Tadinho.
      Que bom que gostou <3 Em breve haverá a 2ª parte com mais lendas urbanas.
      Beijos!

      Excluir
  8. O do Opala Preto e do Slander Man eu nunca tinha ouvido falar! As outras são realmente clássicos! Do chupa-cabra nunca tive medo. Tem também a daqui de Minas, o ET de Varginha! hehehehe
    Eu como a grande medrosa que sou nunca entrei nessas brincadeiras assustadoras e nunca tentei chamar a loira do banheiro ou a Maria Sangrenta! hehehehe

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Do ET de Varginha eu conheço. Também é um clássico huahuahua
      Também nunca tentei chamar. Vai que aparecia mesmo, né? kkkk Melhor não arriscar.
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá!

    Esse post me deu uma baita de uma nostalgia. Eu lembro que quando criança, adorava me sentar em roda com os amigos, e ficar contado histórias de terror ou mesmo brincando do copo. Eu nunca acreditei realmente nas histórias, mas o que deixava aflita era o suspense que a pessoa que contava, colocava para dar ainda mais medo.
    As mais famosas por aqui são A loira do banheiro, Brincadeira do Copo e Brincadeira do Compasso.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-95-o-guardiao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tirando Slender Man e O Opala Preto, as demais lendas fizeram parte de nossa infância <3 Quando criança eu também adorava fazer isso. Me lembro que na hora do intervalo, eu e alguns amiguinhos nos sentávamos em círculo, dentro da sala, e um deles sempre contava várias histórias de terror. Bons tempos huahua
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá!
    Uau... conhecia a maioria pelo nome, mas não a história de cada lenda. Eu tinha MUITO medo do homem do saco quando pequena e me lembro de ser ameaçada pela aparição dele quando não queria fazer algo! Kkkkkk! Péssimo! Apesar do medo, a brincadeira do copo era recorrente entre as crianças e pré adolescentes da época. Adorei reviver isso, bateu uma nostalgia dos tempos de criança.
    Parabéns pelo post!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também tinha muito medo dele huahua
      Obrigada <3 Que bom que gostou.
      Abraços!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.