26.11.16

[Resenha #12] O Inimigo



Autor: Charlie Higson

Título: O Inimigo

Título original: The Enemy

Editora: Galera Record

Ano da Publicação: 2011

Volume: 1

Páginas: 480

Gênero: Suspense | Terror


Sinopse do Skoob: ‘’Quem tinha mais de 14 anos foi tomado por uma doença. Os que não tiveram a sorte de morrer vagam pelas ruas atrás de crianças para matar. As crianças se organizaram para fazer expedições de busca por suprimentos nas redondezas, mas achar comida é cada vez mais difícil e perigoso.

Uma promessa de comida e abrigo no Palácio de Buckingham é uma possibilidade, mas para isso será necessário atravessar a cidade. Será que elas chegarão lá vivas?’’


Quando uma misteriosa doença acomete Londres, todas as pessoas com mais de 16 anos adoecem. Os que não morreram, ficaram loucos, transitando pela cidade sem rumo e sedentos por sangue. As crianças que sobreviveram viviam em grupos organizados em diferentes partes da cidade, e um desses grupos era o do Waitrose, um supermercado que servira de abrigo para os que conseguiram se salvar. A luta pela sobrevivência e a busca por comida era diária, e o medo de um possível ataque dos adultos era constante.

Com a chegada de um forasteiro ao Waitrose, informando que havia um lugar seguro onde muitas outras crianças viviam organizadas, limpas e bem alimentadas, todos inicialmente se sentiram inseguros. O lugar em questão era o Palácio de Buckingham, residência da Família Real. A ideia de atravessar Londres inteira com um enorme grupo de crianças, correndo riscos pelo caminho para chegar ao palácio parecia absurda, já que ninguém realmente sabia se o que o forasteiro dizia era real ou não.

Apesar disso, a esperança de viver em um lugar melhor e seguro os motivou a seguir em frente. Começa então uma trajetória repleta de perigos e lutas contra os adultos que surgem pelo caminho. Ninguém disse que seria fácil, e realmente não foi. Batalhas foram travadas e algumas crianças foram perdidas. 

‘’– Está vendo? Você ainda consegue rir.
- Me sinto morta por dentro.

       - Vai passar. Todos nós perdemos alguém.’’

Quando enfim chegam ao palácio, o grupo se sente acolhido e seguro, acreditando que finalmente viveriam em paz e com dignidade. O que ninguém sabia é que nem tudo é o que parece. 

Sou suspeita para falar, afinal, O Inimigo é meu livro favorito. E não é por menos. É um livro MA RA VI LHO SO. Essa resenha foi fruto de uma releitura e posso garantir que em momento algum faltou emoção. Encontrei poucos erros de redação e a diagramação está impecável. A capa é linda e o conteúdo do livro é incrível, repleto de emoção, ação, suspense, alguns toques de mistério e boas doses de drama, sendo capaz de prender o leitor do início ao fim. Apesar de parecer um livro grande, com 480 paginas, a leitura se desenvolve de forma muito rápida.

‘’Se você não puder ver os monstros, eles também não podem ver você.’’

Apenas achei que o autor deixou algumas pontas soltas que poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas nada que prejudique a qualidade da obra. Na verdade, essas pontas soltas são até aceitáveis e logo explico o porquê. Já ouvi comentários de que muita coisa no livro ficou sem explicação, como por exemplo, como surgiu a doença, que doença é essa e por que só atacou pessoas com mais de 16 anos. O Inimigo trata-se do 1º volume de uma série. Apesar de apenas os 2 primeiros volumes (''O Inimigo'' e ''O Morto'') terem sido publicados no Brasil, não é de se esperar que todos os enigmas sejam resolvidos no primeiro livro.

‘’Mas Vick, os personagens e os acontecimentos do segundo volume são totalmente diferentes do primeiro.’’ Sim, mas acredito que ao longo dos volumes as coisas acabem se esclarecendo, já que a série conta com 6 livros.

É importante mencionar que o autor não mostra em momento algum que tal catástrofe aconteceu em outros lugares do mundo, dando a entender que tudo começou em Londres. Além disso, os ‘’adultos’’ não são necessariamente zumbis, já que eles não retornam à vida depois de mortos. Eles se alimentam das crianças mas não são zumbis, apenas pessoas loucas e que tiveram seus cérebros tomados pela doença. Não há um nome específico para eles, mas o fato é que os que não morreram por causa da tal doença, ficaram loucos, lerdos e burros, porém violentos, carregando enormes feridas e pústulas cheias de pus em seus corpos. 

‘’No final das contas, a gente tem que dividir todas as coisas ruins que acontecem, assim como as boas.’’

                                           Classificação: 



Anterior Proxima Página inicial

6 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Eu estou amando conhecer blogs variados por que ajudam a expandir também os nossos limites não é? Sou leitora voraz de romances e raramente paro para ler outros gêneros, mas quando me deparo com ótimas dicas como essa, não tem como não abrir uma exceção. Confesso que pela capa eu não leria o livro, mas a sua resenha me instigou bastante. Vou ler sim. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. Tudo bem sim, e com você?
      Com certeza. É sempre bom sair do nosso ''mundinho'' e variar um pouco, conhecer autores e livros novos. Engraçado que comigo, a capa surtiu efeito contrario haha Acho essa capa tão linda <3
      Fico feliz que tenha gostado da sugestão. Tenho certeza de que não vai se arrepender.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oieee
    Menina nunca havia ouvido falar nesse livro, e apesar de achar a premissa bem clichê de livros de zumbi, só que protagonizado por crianças, eu ainda fiquei animada e digo que faria a leitura. A sua empolgação em relação a ele me animou mais ainda, adoro saber o porque as pessoas gostaram tanto de uma obra, beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha se interessado <3 Sou meio suspeita para falar, afinal, ele é o meu favorito. Mas é uma leitura incrível, muito emocionante e apesar de ser um livro relativamente grande, nos permite uma leitura rápida. Espero que goste tanto quanto eu gostei ♥
      Beijoos.

      Excluir
  3. Eu não sou muito de ler esse tipo de livro não. Eu gostei da sinopse, mas normalmente esses enredos não me prendem por muito tempo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena :/ Caso queira se aventurar por esse gênero um dia, fica minha dica.
      Abraços!

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.