4.2.17

Manias de Leitura



Acredito que todo leitor tem sua mania ou até mesmo um ''ritual'' seguido rigorosamente antes, durante ou após a leitura de um livro. Algumas são bastante comuns, outras bem pessoais. Por isso, decidi reunir hoje as manias que adotei durante minhas leituras. 


·       Cheirar o livro


Quem nunca? 

Talvez esse seja o hábito mais comum entre os leitores. Tem coisa melhor do que pegar um livro (preferencialmente novo) e cheirá-lo? Folhear algumas páginas e ter o prazer de sentir aquele cheiro maravilhoso de livro novo? No meu caso, isso também se aplica a revistas e jornais. É claro que há quem ache estranho, principalmente quem não tem o costume de ler livros, e por isso eu acho bem ''arriscado'' ficar cheirando um livro em público. Mas se você é daqueles que não se importa que as pessoas te olhem de um jeito estranho, não tem problema! O importante é cheirar o seu livro e ser feliz ♥ 



·       Analisá-lo por completo antes de iniciar a leitura


Quem já leu qualquer livro da DarkSide Books sabe muito bem do que estou falando. É impossível não pegar um livro, seja ele qual for, e não perder minutos analisando a obra como um todo, ou apenas admirando a capa. E quando se trata de um trabalho majestosamente bem feito, é quase que automático. 



·       Marcar páginas de 10 em 10 ou Marcar o capítulo


Algo que não pode faltar quando estou lendo um livro é ter um marcador por perto. Na maioria das vezes em que estou lendo algo, eu tenho a mania de separar minha leitura de 10 em 10 páginas. ''Como assim, Vick?'' Tentarei explicar sem parecer muito confuso.

Vamos supor que comecei a ler um livro que começa na página 10. Logo eu conto 10 páginas, ou seja, deixo meu marcador na página 20 e leio a história normalmente, até chegar na 20. Chegando lá, ponho meu marcador na página 30 e continuo minha leitura. E por aí vai... Isso me dá a sensação de que estou lendo mais rápido, já que á cada 10 páginas eu vou percebendo o meu avanço na leitura. ''E se o livro começa na página 5, por exemplo?'' Eu o leio normalmente, sem marcar página nenhuma, até chegar até a 10. Chegando lá, eu começo minha ''contagem'', deixando o marcador sempre 10 páginas a frente da qual estou lendo. Pode parecer confuso mas na prática é muito simples. Quando adquiri essa mania eu realmente não sei.

Quando não faço isso, eu marco sempre onde termina o capítulo que estou lendo e começo outro. De qualquer forma, sempre aplico uma dessas manias em todas as minhas leituras. Ás vezes começando por uma e depois mudando para a outra, mas isso depende muito do tamanho dos capítulos. Se os capítulos forem grandes eu uso o primeiro método. Se pequenos ou razoáveis, marco onde cada capítulo termina.



·       Não interromper a leitura sem antes terminar o capítulo


Acredito que depois de ''cheirar livros'', essa seja a segunda mania mais comum entre os leitores. É claro que nem sempre temos tempo de terminar um capítulo e deixar o livro de lado para fazer nossas obrigações. Pode acontecer de estarmos no meio de um capítulo no ônibus ou metrô, por exemplo, e chegarmos no ponto ou estação em que vamos descer. Aí não tem jeito. Mas sempre que a situação me permite, tento terminar o capítulo para retomá-lo depois. Acredito que isso facilita a retomada da história, já que como concluímos o capítulo, não nos sentimos tão perdidos como acontece quando paramos na metade.



·        Fazer anotações em uma folha ou caderno


Geralmente isso acontece quando gosto muito de um trecho ou de uma cena. Na maioria das vezes faço isso para retirar quotes a fim de inseri-los nas resenhas, mas ainda que eu leia um livro sem a intenção de resenhá-lo, sempre deixo ao meu lado papel e caneta para fazer algumas anotações durante a leitura. Afinal, rabiscar o livro é quase um pecado.



·       Sempre ler a sinopse


Pode parecer óbvio mas eu nunca leio um livro sem ler a sinopse antes. Ha pessoas que o fazem, mas eu prefiro saber um pouco do que se trata a história para não correr o risco de me decepcionar depois.


Além de todas as manias citadas acima, também tenho o hábito de ler sempre 100 páginas por dia. Dessa forma, não deixo de fazer outras obrigações do dia por causa do livro e também avanço rapidamente a leitura.


E aí? Se identificou com alguma mania citada?

O que você nunca deixa de fazer quando está lendo?


Anterior Proxima Página inicial

2 comentários :

  1. Haha, gostei da ideia de marcar as páginas de 10 em 10 <3 Amei o post e me identifiquei várias vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Interessante, né? A impressão que fica é que a leitura corre de forma mais rápida. Você chega aonde queria e mal percebe.
      Fico feliz que tenha gostado e se identificado <3

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.