26.2.17

[Resenha #17] O Cavaleiro dos Sete Reinos




Autor: George R. R. Martin

Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos – Histórias do Mundo de Gelo e Fogo

Título original: Knight of Seven Kingdoms

Editora: LeYa

Ano da Publicação: 2014

Volume: 1

Páginas: 416

Gênero: Fantasia, Medieval

Skoob  


Sinopse: ’’Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron.  É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas , tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos.’’


‘’O Cavaleiro dos Sete Reinos’’ se passa 90 anos antes dos acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo e reúne 3 contos: O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso. A obra é uma espécie de prequel e nos revela acontecimentos históricos e políticos que terão ligações diretas ou indiretas com os livros que deram origem a série Game Of Thrones. Publicados originalmente de forma separada, os 3 contos foram reunidos e trazidos para o Brasil pela 1ª vez  apenas em 2014.


O Cavaleiro Andante, 1º conto do livro, se passa nos últimos dias do reinado de Daeron II, algum tempo depois da Rebelião Blackfyre. Nele, testemunhamos o encontro de Dunk - que após prestar suas últimas homenagens a seu mestre Sor Arlan de Centarbor, deixa de ser escudeiro e assume o posto de cavaleiro andante - e do pequeno Egg, um ‘simples’ menino de 10 anos que não tem papas na língua e se oferece para ser escudeiro de Dunk. Os personagens se encontram no caminho para um torneio em Vaufreixo e passam a viver juntos grandes aventuras.


‘’Até mesmo um cavaleiro andante tem sua honra’’


Em A Espada Juramentada, que se passa 1 ano após os eventos narrados em ‘’O Cavaleiro Andante’’, Dunk e Egg servem agora a Sor Eustace Osgrey, um velho e solitário senhor que já viveu tempos de glória, mas que agora fadava ao fracasso e ao esquecimento. Dunk vê sua lealdade ao seu Senhor em prova quando descobre acontecimentos do passado de Sor Eustace e encontra-se envolvido numa disputa por água e terras. Com flashbacks da Rebelião Blackfyre narrados por Sor Eustace Osgrey, entendemos melhor o passado e suas consequências vividas em As Crônicas de Gelo e Fogo.


‘’Sonhos eram um terreno traiçoeiro para se construir sobre ele.’’


No último conto, O Cavaleiro Misterioso, Dunk e Egg partem do Septo de Pedra rumo a Westeros, mas no meio do caminho acabam encontrando um grupo de senhores e cavaleiros que se dirigiam para o casamento do Senhor Butterwell com uma Frey. Junto com as festividades do casamento, haveria um torneio que premiaria o vencedor com um ovo de dragão. Com isso, nossos 2 aventureiros mudam sua rota e partem em destino ao casamento para participar do tão esperado torneio, sem saber que se envolveriam em uma perigosa conspiração contra a dinastia Targaryen.



‘’Coisas difíceis só se tornam ainda mais difíceis se você as adia.’’


A estória é narrada em 3ª pessoa e repleta de ação, combates e reviravoltas. O autor nos apresenta personagens muito bem construídos, extremamente cativantes e de uma nobreza incomparável. O livro nos traz 2 personagens principais (Dunk - ou Sor Duncan, o Alto -  e Egg), além de diversos outros personagens secundários e igualmente importantes para o desenrolar da história.

Para quem não está muito familiarizado com o universo de George R. R. Martin, essa grande quantidade de nomes um tanto quanto complicados e até mesmo parecidos, pode tornar a leitura um pouco confusa, mas em pouco tempo o leitor se acostuma e passa a compreender a narrativa sem maiores confusões.

Os contos possuem mais de 100 páginas, o que pode parecer grande para muitos leitores. Ainda assim, vale muito a pena. Li 1 conto por dia e ao final da leitura, senti uma mistura de vazio e satisfação. Para os padrões de escrita do Martin, O Cavaleiro dos Sete Reinos é um livro pequeno. Ideal para quem quer conhecer o autor e se inserir no mundo de A Guerra dos Tronos. Além disso, logo na Introdução do livro nos deparamos com uma breve explicação sobre Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo.

Apesar de ser o 1º livro que li do Martin, ’’O Cavaleiro dos Sete Reinos’’ não é o meu 1º contato com ele. Há alguns meses assisti a 1ª temporada de Game Of Thrones. Rapidamente gostei da série, mas decidi fazer uma pausa ao final da 1ª temporada, tendo planos de retomá-la em breve, e posso afirmar que este spin-off foi uma grata surpresa. Além de ser uma leitura indispensável para os fãs da série, seja dos livros ou da adaptação televisiva, OCD7R se revela uma introdução importante para quem deseja mergulhar na saga. Não trata-se de uma leitura obrigatória, já que os contos trazem acontecimentos paralelos aos do livro/série, mas tornam o entendimento da saga muito mais fácil.

O Cavaleiro dos Sete Reinos é incrível e me proporcionou uma leitura rápida, instigante e muito prazerosa. Há tempos não me senti tão presa a personagens como me ocorreu com Dunk e Egg. Se eu pudesse, guardaria os 2 num potinho


Classificação:




Anterior Proxima Página inicial

4 comentários :

  1. Oieee!
    Eu A M E I essa resenha!
    Nossa, ficou muito legal mesmo!
    E percebi que preciso ler o Cavaleiro Misterioso mais uma vez porque esse é o conto de que menos tenho recordações. Mas isso vai ter que esperar porque retomei hoje a minha leitura de A Tormenta de Espadas. Dunk e Egg são facilmente alguns dos melhores personagens do Martin e eles moram no meu coração.
    Gostaria muito de ver as aventuras de OCD7R numa adaptação televisiva, mas sinto medo do que os executores possam fazer com a história. Aguardo ansiosamente pelos novos contos de Dunk e Egg (que o Tio Martin já prometeu!) e pelo sexto livro que já virou lenda rsrsrs.
    Parabéns pela resenha e pelo blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!
      Que bom que gostou <3 Confesso que fiquei com certo receio, mas no final acabei ficando satisfeita também. Engraçado que me recordo bem dos 3 contos. Não de absolutamente todos os detalhes, claro. Mas dos 3, a que não tenho recordações tão frescas talvez seja O Cavaleiro Misterioso também.
      OCD7R poderia virar tipo uma minissérie, né? Seria bem legal. Mas se tiver a mesma qualidade e produção do Game Of Thrones, nem temos com o que nos preocupar haha
      Obrigada <3

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, eu estava seriamente pensando em ir lendo esses livros enquanto os outros de Game of Trhones não são lançados, é bem perceptível a ligação desses contos com a estória dos cinco livros de gelo e fogo.
    http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu ainda não li nenhum dos livros, e confesso que não tenho muita vontade não rsrs Mas to acompanhando a série e curtindo muito. Estou indo para a 3ª temporada. O plano é chegar até o final da 6ª antes da 7ª temporada começar haha
      Pois é. E o mais interessante é que esse conto explica muitas coisas que acontecem nos livros.
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.